Atletismo: conheça os benefícios da corrida e saiba como se tornar um atleta

Dia 9 de outubro é comemorado o Dia do Atletismo – conjunto de esportes constituído por várias modalidades: corrida, marcha, lançamentos e saltos.

Entre as modalidades do atletismo, a mais comum, que vemos pessoas praticando em parques e pistas de ruas diariamente é a corrida. Ela auxilia na perda de peso, combate às doenças cardiovasculares, ajuda na saúde emocional, entre outros benefícios já comprovados pela ciência. 

 

A Hold UP convidou Igor Phillip,  Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia no Esporte e Doutor e Mestre em Ciências da Reabilitação, para nos contar as maiores vantagens desse esporte que vem ganhando muitos adeptos. Então, prepare seu tênis e sua meia divertida!

 

Como começar a praticar corrida de forma saudável

Segundo o fisioterapeuta Igor Phillip, é importante buscar auxílio de um profissional antes de iniciar a prática da corrida. “A primeira sugestão é procurar um profissional qualificado para realizar uma avaliação, traçar os seus objetivos e planejar seu treinamento. Muito cuidado ao sair praticando a corrida apenas com base no que encontra na internet. É sempre indicado obter a orientação de um profissional da educação física e, em caso de dor, sempre procure realizar uma avaliação com um Fisioterapeuta especialista no assunto”, orienta Igor.

A corrida, quando bem orientada, pode promover redução do percentual de gordura e, consequentemente, emagrecimento. Além de promover aumento do tônus muscular, gerando aquela sensação de músculos mais firmes. “Vale ressaltar que é importante a realização de um programa de exercícios para promover o fortalecimento dos músculos que estão envolvidos na corrida, para evitar sobrecarga e condicionar os grupos musculares para aguentarem o ritmo de treinamentos. Por isso, nada de sair correndo sem acompanhamento”, adverte o especialista.

Quais acompanhamentos e cuidados são necessários para a prática da corrida

O primeiro passo para quem vai começar a correr é realizar um check-up médico. É importante verificar se a saúde está em dia, se não possui alguma doença que não se manifestou clinicamente. Também é necessário realizar uma avaliação fisioterapêutica para identificar possíveis fatores de risco de lesão que você possa ter. E, não menos importante, é preciso realizar uma avaliação com um profissional da educação física, para dar início ao planejamento e a periodização dos treinamentos. “Quero ressaltar aqui a importância do acompanhamento nutricional nessa etapa, será muito valioso realizar uma avaliação e uma reeducação nutricional direcionada para a demanda dos treinos”, conta Igor.

Outro ponto importante para a performance e resistência do atleta são os aparatos ideias para a prática da corrida. Roupas leves com tecidos que absorvem o calor e a transpiração, tênis e meias adequados são essenciais para uma boa performance. Afinal, nada pior para um corredor que usar uma meia desconfortável na hora da corrida. 

No site da Hold UP, você encontra centenas de modelos de meias divertidas e coloridas para compor seu look esportivo.  

 

 

 

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