O crossfit surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990. Ele chamou atenção por ser uma prática esportiva que deriva de várias outras. Atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso. Já falamos, com o apoio do professor Welisson Rosa, sobre a prática de LPO.
Segundo o professor Welisson, o resultado desta combinação de diferentes exercícios é um condicionamento físico completo. “A prática frequente do crossfit proporciona uma grande redução de gordura corporal e a manutenção de uma boa forma”, explica o professor.
Como funciona o treino de crossfit?
Francisco Neto, proprietário da HoldUP e praticante de crossfit explica melhor. “Para ter mais força muscular é preciso fazer musculação; quem quer flexibilidade, faz alongamento; já quem quer melhorar a respiração, busca natação. O objetivo do Crossfit é combinar todos esses benefícios em um só treino”.
A prática consiste na realização de exercícios funcionais que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade entre si. São treinos de alta intensidade com tempo médio entre 40 e 60 minutos. O crossfit leva o corpo ao seu extremo e desafia seus limites.
Um treino completo de crossfit é composto por três partes: aquecimento (preparo do corpo); técnica (como executar os exercícios) e WOD (workout of the day, ou “missão do dia”).
Quais são os benefícios e recomendações ao praticar o crossfit?
Além de todos os benefícios de emagrecimento, fortalecimento dos músculos, redução de estresse, autoconfiança e muitos outros, essa modalidade também trabalha as percepções de limite do próprio corpo. “É muito comum ouvir um praticante de crossfit após o treino surpreso com a sua própria desenvoltura”, comenta Francisco.
Listamos algumas das principais recomendações para os iniciantes do crossfit:
– Consulte um médico para obter a liberação para a prática desta modalidade antes de começar as aulas;
– Procure se informar sobre as qualificações dos profissionais de educação física que ministram as aulas no boxe selecionado;
– Avalie as condições de infraestrutura do local e dos aparelhos antes de realizar sua matrícula;
– Faça o acompanhamento com um nutricionista esportivo para combinar a sua alimentação com o treino;
– Tome muita água para hidratar o corpo antes, durante e pós treino;
– Não descuide da vestimenta. Priorize roupas leves e mais justas com tecidos que lhe permitam mobilidade durante os treinos;
– Escolha meiões específicos para Cross Fit e meias divertidas que cubram a canela protegendo de impactos com os aparelhos.






